segunda, 29 Abr , 2024
evidencia

TENDINITES OU BURSITES DO OMBRO: QUAL O TRATAMENTO AFINAL?

há 1 ano

Fala pessoal! Este é um assunto corriqueiro no consultório: as tendinites e bursites de ombro. Mas o que são as tendinites e bursites? É fácil: Tendinite ou tendinopatia significa uma lesão no tendão, que é uma estrutura que liga o seu músculo ao osso. Quando há sobrecarga deste tendão, a lesão pode surgir com dor e processo inflamatório no início. Já a bursite é uma inflamação da Bursa, estrutura semelhante à uma bolsinha de gel que diminui o atrito entre os vários tendões do ombro e entre os ossos. Lesão na Bursa pode ocorrer junto ou separado com a tendinite ok?

Até algum tempo atrás, tratava-se a tendinite e a bursite com medicações, e fisioterapia à base de alongamentos e aparelhos que ajudavam a diminuir a dor.

Hoje sabemos que em muitos casos o remédio resolve parcialmente ou não resolve. A fisioterapia utilizando-se de alongamentos e aparelhos de “choque” também não será eficiente. E por que isso?

Simples. As pesquisas atuais mostram que a maioria dos pacientes que apresentam tendinites/bursites normalmente estão com déficit de força E NÃO INFLAMAÇÃO! Claro que há pessoas que podem se lesionar por excesso de exercício, sem dúvida. Mas a maioria está dentro do grupo das pessoas sedentárias. O tendão por não ser exigido, torna-se mais fraco até o momento que se lesiona por um movimento bobo.

Por isso, o foco no tratamento é exercício! E exercício de fortalecimento, não alongamento. Obviamente, de acordo com a necessidade do paciente e tolerância.

Então, já sabe: teve o diagnóstico de tendinite? Procure o Fisioterapeuta e bora fazer exercício!

 

@samuel.lodovichi


COLUNISTAS