sbado, 27 Abr , 2024
evidencia

SERÁ QUE É AFTA?

há 11 meses

SERÁ QUE É AFTA?

Há muitos tipos enfermidades que podem se manifestar na mucosa bucal e/ou na língua.

As mais comuns são:

• Aftas

• Herpes simples

• Leucoplasia

• Candidíase (sapinho).

As lesões de boca são mais comuns do que se imagina. Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida.  Qualquer ferida que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada pelo seu dentista.

*Aftas - são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para o tratamento é  recomendado bochecho e pomada anti-inflamatória. A lavagem com enxagüantes antissépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, também se prescreve antibióticos.



*Herpes simples - ou herpes labial se apresenta em grupos de bolhas dolorosas que aparecem ao redor dos lábios e, às vezes, debaixo do nariz e ao redor do queixo. As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções herpéticas, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. Muitas vezes quando se aplica gelo diretamente nas lesões da pele antes de se tornarem bolhas, é possível retardar ou até mesmo impedir a formação das mesmas. Os medicamentos antivirais, vendidos com receita médica, reduzem este tipo de infecção.



*Leucoplasia - Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. O tratamento começa com a remoção dos fatores que causam as lesões. Para alguns pacientes isto significa deixar de usar tabaco. Para outros, significa remover as dentaduras mal ajustadas e substitui-las por dentaduras apropriadas.



*Candidíase (ou sapinho) é uma infecção fúngica causada por cândida albicans.  Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. O tratamento consiste em controlar as condições que causam o seu aparecimento. Medicamentos contra fungos podem ser usados quando a causa principal é inevitável ou incurável.



Por isso as visitas regulares ao dentista e a boa higiene bucal é essencial.
Agende já uma avaliação!
 

O Sorriso que você SEMPRE sonhou de um jeito que NUNCA imaginou.
Ortodontia digital agora em São José do Rio Pardo.

Dra. Carolina Dantas
WhatsApp: (19) 99436-8228
Rua Carlos Botelho 420
Clinica Silohe - São José do Rio Pardo/SP 

Facebook: @draCarolinaDantas
Instagram: @dra.carolinadantas

www.dracarolinadantas.com


COLUNISTAS